sábado, 1 de março de 2014

100 ANOS DE SELEÇÃO: Brasil derrotou Chile por 2 a 0, em Santiago, no dia 28 de fevereiro de 1954



Há 60 anos...
Em 1954, a Seleção Brasileira disputava as Eliminatórias para a Copa do Mundo da Suíça, no mesmo ano. No dia 28 de fevereiro daquele ano, o Brasil deu o primeiro passo para ficar com a única vaga sul-americana da competição: derrotou o Chile por 2 a 0, no Estádio Nacional, em Santiago.
Baltazar, o Cabecinha de ouro, marcou os dois gols do confronto, um em cada tempo. O jogador foi artilheiro da Seleção nas Eliminatórias, tendo marcado cinco gols em quatro jogos. O atacante disputou duas Copas do Mundo, em 1950 e 1954 e fez três gols. No total, foram 31 partidas com a camisa verde e amarela: 21 uma vitórias, seis empates e quatro derrotas.
Naquele ano, Paraguai, Brasil e Chile disputavam a vaga para o Mundial - o Peru desistiu antes. A partida contra os chilenos fora de casa foi a primeira da Seleção nas Eliminatórias de 1954. Depois, o Brasil venceu o Paraguai por 1 a 0, em Assunção; e, no Maracanã, derrotou o Paraguai por 4 a 1 e o Chile por 1 a 0. Com os resultados, os brasileiros se classificaram para mais uma competição. Mas essas são outras histórias...

BRASIL 2 x 0 CHILE
Data: 28 de fevereiro de 1954.
Competição: Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1954.
Local: Estádio Nacional, em Santiago (Chile).
Público: 25.085 pagantes.
Árbitro: Ramon Vincenti (França).
Gols: Baltazar 36' e 63'.
BRASIL: Veludo (Fluminense-RJ), Djalma Santos (Portuguesa de Desportos-SP), Pinheiro (Fluminense-RJ) e Nílton Santos (Botafogo-RJ); Brandãozinho (Portuguesa de Desportos-SP) e Bauer (São Paulo-SP); Julinho (Portuguesa de Desportos-SP), Didi (Fluminense-RJ), Baltazar (Corinthians-SP), Humberto Tozzi (Palmeiras-SP) e Rodrigues (Palmeiras-SP).
Técnico: Alfredo Moreira Júnior “Zezé Moreira”.
CHILE: Sergio Livingstone, Manuel Alvarez, Rodolfo Almeyda e Issac Carrasco; Ramiro Cortés e Eduardo Robledo; José Valdés (Carlos Rojas), Enrique Hormazabal, Jorge Robledo, René Melendez e Manuel Muñoz.
Técnico: Luis Tirado.


Há dois anos...
No dia 28 de fevereiro de 2012, o Brasil venceu a Bósnia por 2 a 1, em amistoso realizado em St. Gallen, na Suíça. Marcelo abriu o placar aos três minutos; a Bósnia empatou em seguida. A Seleção Brasileira virou com um gol contra: Hulk chutou forte para dentro da área - meio chute, meio cruzamento -, a bola bateu em Papac, o zagueiro bósnio, e entrou.

Fonte: CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário