sexta-feira, 30 de abril de 2010

Curiosidades


O primeiro gol da seleção brasileira em Copas (1930/Uruguai) foi marcado por Preguinho na derrota por 2 x 1 para a Iugoslávia.

O primeiro pênalti defendido em Copas: Veloso, goleiro do Brasil, na vitória por 4 a 0 sobre a Bolívia (1930/Uruguai).

Nasce a pátria de chuteiras: Domingo, 5 de junho de 1938.
A seleção brasileira consegue uma emocionante vitória sobre a Polônia, na estréia da Copa da França. Suados 6 a 5. Nunca o país tinha marcado tantos gols. Agora , pela primeira vez, o Brasil passava de fase. Uma façanha daquelas.

Quebra-ossos: Companheiro de Leônidas no ataque da seleção brasileira em 1938, Perácio tirou de combate o goleiro tcheco Planicka, nas quartas-de-final. O chute foi tão forte que ao defendê-lo, o tcheco quebrou o braço e a clavícula, prensados contra a trave.

Diamante Negro - Artilheiro da Copa de 1938/França, Leônidas da Silva tranforma-se no primeiro garoto propaganda do futebol brasileiro. Ele anuncia cigarro e motiva a criação de um chocolate com o seu apelido. Diamante Negro.

Anos 40 - Rivalidade entre gols e pontapés: Sem poder atravessar o Atlântico para enfrentar os europeus, Brasil e Argentina alimentaram, nos anos 40, a maior rivalidade entre dois países do futebol mundial. Na bola, os argentinos levaram ampla vantagem sobre os brasileiros. Na briga, porém, ligeira vantagem tupiniquim.

Boicote: Brasil e Argentina promoveram um boicote mútuo, que resultou, inclusive, na decisão dos argentinos de não disputar o Mundial de 1950, no Brasil. O clássico só voltou a ser disputado em 1957, pela Copa Roca. A´, os brasileiros já vestiam a camisa amarela e contavam com um tal Pelé no ataque. E a trajetória dos rivais jamais seria a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário