quinta-feira, 6 de março de 2014

100 ANOS DE SELEÇÃO: No 1º jogo de 1970, Brasil perde para Argentina no Beira Rio




Há 44 anos....
Classificada com uma campanha impecável nas Eliminatórias, encerrada no dia 31 de agosto de 1969 com vitória de 1 a  sobre o Paraguai, a Seleção Brasileira iniciou a preparação para a Copa do Mundo do México em um amistoso no dia 4 de março de 1970 contra a Argentina. 
O jogo foi disputado no Estádio Beira Rio, em Porto Alegre, com um público de 69. 345 pagantes. João Saldanha, que classificara o Brasil para o Mundial, fez algumas alterações na equipe, e o resultado não foi dos melhores.
Com gols no segundo tempo, a Argentina venceu por 2 a 0. Quatro dias depois, o Brasil foi à forra e derrotou os argentinos por 2 a 1, no Maracanã. Mas a vitória não foi suficiente para manter João Saldanha no cargo, demitido e substituído por Zagalo.

BRASIL 0 x 2 ARGENTINA
Data: 4 de março de 1970.
Competição: Amistoso.
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (Brasil).
Público: 69.345 pagantes.
Árbitro: Armando Marques (Brasil).
Gols: Oscar Más 67' e Marcos Conigliaro 72'.
BRASIL: Ado (Corinthians-SP), Carlos Alberto Torres (Santos-SP), Baldocchi (Palmeiras-SP), Fontana (Cruzeiro-MG) e Marco Antônio (Fluminense-RJ); Wilson Piazza (Cruzeiro-MG) depois Zé Carlos (Cruzeiro-MG), Gérson (São Paulo-SP) e Dirceu Lopes (Cruzeiro-MG); Jairzinho (Botafogo-RJ), Pelé (Santos-SP) e Edu (Santos-SP).
Técnico: João Alves Jobim Saldanha.
ARGENTINA: Agustin Cejas, Rubén Diaz, Roberto Perfumo, Roberto Rogel e Oscar Malbernat; José Omar Pastoriza, Miguel Angel Brindisi e Norberto Madurga; Marcos Conigliaro, Rodolfo Fischer e Oscar Más.
Técnico: Juan José Pizzuti.

Fonte: CBF

sábado, 1 de março de 2014

100 ANOS DE SELEÇÃO: Brasil derrotou Chile por 2 a 0, em Santiago, no dia 28 de fevereiro de 1954



Há 60 anos...
Em 1954, a Seleção Brasileira disputava as Eliminatórias para a Copa do Mundo da Suíça, no mesmo ano. No dia 28 de fevereiro daquele ano, o Brasil deu o primeiro passo para ficar com a única vaga sul-americana da competição: derrotou o Chile por 2 a 0, no Estádio Nacional, em Santiago.
Baltazar, o Cabecinha de ouro, marcou os dois gols do confronto, um em cada tempo. O jogador foi artilheiro da Seleção nas Eliminatórias, tendo marcado cinco gols em quatro jogos. O atacante disputou duas Copas do Mundo, em 1950 e 1954 e fez três gols. No total, foram 31 partidas com a camisa verde e amarela: 21 uma vitórias, seis empates e quatro derrotas.
Naquele ano, Paraguai, Brasil e Chile disputavam a vaga para o Mundial - o Peru desistiu antes. A partida contra os chilenos fora de casa foi a primeira da Seleção nas Eliminatórias de 1954. Depois, o Brasil venceu o Paraguai por 1 a 0, em Assunção; e, no Maracanã, derrotou o Paraguai por 4 a 1 e o Chile por 1 a 0. Com os resultados, os brasileiros se classificaram para mais uma competição. Mas essas são outras histórias...

BRASIL 2 x 0 CHILE
Data: 28 de fevereiro de 1954.
Competição: Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1954.
Local: Estádio Nacional, em Santiago (Chile).
Público: 25.085 pagantes.
Árbitro: Ramon Vincenti (França).
Gols: Baltazar 36' e 63'.
BRASIL: Veludo (Fluminense-RJ), Djalma Santos (Portuguesa de Desportos-SP), Pinheiro (Fluminense-RJ) e Nílton Santos (Botafogo-RJ); Brandãozinho (Portuguesa de Desportos-SP) e Bauer (São Paulo-SP); Julinho (Portuguesa de Desportos-SP), Didi (Fluminense-RJ), Baltazar (Corinthians-SP), Humberto Tozzi (Palmeiras-SP) e Rodrigues (Palmeiras-SP).
Técnico: Alfredo Moreira Júnior “Zezé Moreira”.
CHILE: Sergio Livingstone, Manuel Alvarez, Rodolfo Almeyda e Issac Carrasco; Ramiro Cortés e Eduardo Robledo; José Valdés (Carlos Rojas), Enrique Hormazabal, Jorge Robledo, René Melendez e Manuel Muñoz.
Técnico: Luis Tirado.


Há dois anos...
No dia 28 de fevereiro de 2012, o Brasil venceu a Bósnia por 2 a 1, em amistoso realizado em St. Gallen, na Suíça. Marcelo abriu o placar aos três minutos; a Bósnia empatou em seguida. A Seleção Brasileira virou com um gol contra: Hulk chutou forte para dentro da área - meio chute, meio cruzamento -, a bola bateu em Papac, o zagueiro bósnio, e entrou.

Fonte: CBF